Campo Harmônico de Sol: Como fazer Acordes mais Bonitos !!

Olá!! Nosso tema aqui é “Campo Harmônico de Sol: Como fazer Acordes mais Bonitos“. Seja bem vindo(a) em nosso Blog. Neste post, vou apresentar os acordes mais bonitos e populares entre músicos experientes. Eu mesmo os utilizo e posso garantir que a sonoridade desses acordes vai impressionar a todos ao seu redor.

Aprenda e domine o Campo Harmônico de Sol

Antes de estudar os acordes diferenciado é importante aprender em sua forma básica de acordes. Não faz sentido aprender variações dos acordes sem antes conhecer sua base. Para isso clique no link abaixo para acessar.

>>Campo harmônico de Sol – Clique aqui para ver<<

>>>Conheça a Apostila completa de campo Harmônico<<<

Acordes e suas possibilidades práticas

 

Campo Harmônico de Sol: Como fazer Acordes mais Bonitos

Veja nossa apostila complete sobre Campo Harmônico

>Guia para dominar Campo harmônico<<<

Como usar os acordes ?

Os acordes apresentados aqui são apenas um modelo de muitas outras possibilidades. Além disso, na prática com a banda, o violão base utiliza esses acordes com mais frequência.

Acorde G7M

O acorde G7M é muito bonito quando tocado  em momentos que permite isso. Este acorde pode ser encontrado como 1º grau (Campo Harmônico de Sol Maior) e 4º gau (Campo harmônico de Ré Maior).

Para usar o acorde desenvolva o hábito de testar no ensaio, porque assim vai saber os momentos que se encaixam e enriquece a música.

Não coloca todas as cartas na mesa, vai dosando conforme testou antes, porque teu som não ficará cansativo e sempre criará uma expectativa do imprevisível em seus ouvintes.

 

Acorde Am7

Este acorde pode ser encontrado no 2º, 3º e 6º dentro de um campo harmônico Maior. A sonoridade deste acorde é mais suave e interessante. Portanto, pode ser usado sem moderação. Porque ele está em sua estrutura de tétrades, ou seja, é um acorde sem nota adicionada. Os acordes Tétrades são mais bonitos, mas tem que saber usar corretamente.

Acorde Bm7(11)

Este acorde soa mais bonito do que o da pestana tradicional. Porém, fazer este acorde sem saber o tradicional é errado. Ele é encontrado nos mesmos graus do Am7.

Meus alunos gostam de fugir das pestanas e esse tipo de acorde é uma maravilha para eles, mas sempre digo para dominar a base, porque o mesmo tipo de acorde em suas variações produzem sonoridades diferentes e isso muda completamente a sensação da música.

Explore as sonoridades e incorpore-as em momentos específicos para criar sensações diferentes, mesmo ao tocar o mesmo acorde. Por isso, o modelo tradicional é muitas vezes necessário, pois atende ao que a música pede. No entanto, existem momentos em que podemos adicionar essas sonoridades de forma ocasional, o que desenvolve a sua identidade musical.

Acorde C9

Este modelo é muito versátil e muito utlizado, sendo assim, pode ser encontrado nos mesmos graus do GM7.

Mas comparando os dois a 9º adicionada no acorde traz uma sonoridade mais bonita e não incomoda mesmo tendo outras funções no campo harmônico (função do acorde é o grau que ele pertence no C.H). Contudo, podemos utlizá-lo com mais frequência, mas lembre-se de testar. Porque, mesmo sendo um acorde que sua sonoridade não incomoda, não é legal colocá-lo em todos os momentos. Sempre teste antes.

Acorde D4(9)

Esse acorde tem uma sonoridade incrível devido as cordas soltas. Eu prefiro este acorde apenas como o 5ºgrau do C.H de Sol. Porque traz uma sonoridade única e relamente as pessoas vão notar uma diferença em teu som.

O uso do capotraste em outras tonalidades mantendo os acordes pertencentes ao C.H de Sol, o D4(9) vai ficando ainda mais bonito. Coloque o capotraste na casa 4 por exemplo e faça essa sequência de acordes:

||G  |   D4(9)  | Em | C9|| 

  • Obs: o uso do caprotraste nesta situação traz a mesma sonoridade em outros Tons. Os desenhos dos acordes são os mesmos. Mas fique sempre ciente de quiais acordes estão tocando originalmente. Mesmo fazendo os acordes abaixo saiba que o seu original é ||B |  F#   | G#m  |  E  ||. A sonoridade é destes acordes. Mas os desenhos podem ser escrito no exemplo àcima. Tenha apenas a conciência disso. Muitas pessoas acostumam tocar desta forma e esquecem de se atentrar a isso. Portanto, se tornam músicos razos e ruins pela falta de conciêmcia. 

Observe que o G e Em estão em sua configuração simples, porque este é um exemplo de como adicionar esses acordes em algumas sequência. Portanto, não precisa fazer todos em uma mesma progressão (Progressão é uma sequencia de acordes de determinadas músicas ou puramente montados em uma sequência didática). Então nesta sequência adicionei apenas o D4(9) e C9.

O mais interessante é ir explorando outras casas com o capotraste e ouça as sonoridades de outras regiões do braço. Obviamente o som será diferente, mas a essêmcia de cada acorde permanece.

Acorde Em7]

Este acorde é bem básico, mas em outros posts vou coloar suas variações lindas e de outros acordes também.

Exercícios Práticos

Observe que alguns acordes estão em sua forma básica e outros são as variações. O nosso objetivo aqui é mostrar como se aplica dentro das sequências de acordes e que terá um a sonoridade legal para poder utilizar.

Eu mesmo utilizo estes exemplos. Faça os exercícios separadamente repetindo algumas vezes. Utilize o capotraste em outras regiões do braço. Explore o máximo que puder. Grave video ou áudio pra se ouvir, portanto essa prática irá te fazer evoluir muito mais.

1º  –    || Em7  |  C9    |  GM7 || Em7 pode adicionar o dedo 4 abaixo do 3

2º  –    || C  | D4(9) |  Em7 ||

3º  –    || Am7 |  G   | D4(9) ||

4º  –    || Am7  |   G   |  D4(9)  ||

5º  –    || G  |    C9    | |

6º  –    || Am7  |    C9    |  GM7  ||

7º  – ||G  |   D4(9)  | Em | C9|| 

8º  – || G  | Bm7(11)  | C9|| 

9º  – ||Em7  |  C9 | G  | D4(9) || 

10º  – ||Em7  |  C9 | G  | D4(9) || 

 

Conclusão

Treine os acordes, mas antes domine o básico. Com isso, vai poder evoluir seu vocabulário não só de acordes, mas as suas variações. O que enriquece a música é o conhecimento pleno do que esta fazendo, e sempre de forma conciente.

Quer se aprofundar mais no campo harmônico adquira nosso material completo

>Guia para dominar Campo harmônico<<<

 

Gostou do conteúdo compartilhe com mais amigos e deixe um comentário do que achou do conteúdo. Isso nos motiva a continuar criando mais conteúdos para te ajudar a evoluir. Bons estudos!!

.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *