Seja muito bem vindo(a) a mais um conteúdo, onde você vai conhecer o Campo harmônico maior e a regra que vale ouro (rs). Então te convido a mergulhar em uma informação impotantíssima com uma linguagem leve e objetiva.
Para um bom entendimento releia mais vezes. No final da leitura deixarei os links dos Campos Harmônicos em tablatura para estudar os acordes.
Campo harmônico maior e sua regra que vale ouro
O segredo para estudar campo harmônico é conhecer suas regras. Porque irá construir toda sua estrutura. Contudo, temos campo harmônico maior e menor, pois aqui falaremos da Maior ok?
O que é um campo Harmônico?
Um campo harmônico é composto por notas musicais que, quando tocadas juntas, criam harmonia. Estas notas formam acordes ou padrões que podem ser usados para criar melodias, acompanhar ou ajudar a guiar música.
Como formar ?
Tudo começa com uma escala (Do Ré Mi Fá Sol Lá Si). Logo após, vamos aplicar a Regra de ouro. Todo campo harmônico maior segue o mesmo esquema :
BAIXE A APOSTILA – GUIA PARA DOMINAR CAMPO HARMÔNICO
Resumo do Campo harmônico e as Regras básicas
Observe que na imagem temos uma escala com sutenidos. Então, chamamos de escala cromática ou sistema temperado.
Comece escrevendo o campo harmônico por uma escala. Vou demostrar no exemplo de Ré:
Ré mi fá sol lá si do ré…
Observe que ainda não adicionei nada de acidentes (# ou b), e não temos acordes definidos. Portanto, escrevi somente a escala.
Acordes maiores, menores e diminutos
A regra de ouro é saber que, os 1º, 4º e 5º graus serão sempre acordes maiores, os 2º, 3º e 6º graus acordes menores e por último os 7º graus que, sempre será um acorde diminuto. Mas não podemos esquecer que estamos falando de um campo harmônico maior, tudo bem ?
Sustenidos e bemóis
Chegamos onde muitos alunos se perdem. Porque eles montam a escala (Ré mi fa sol la si do re) e se perdem daí para frente.
Vamos lá, pegue aquele modelo de tons e semitons (TTsTTTs), pois representam as distâncias de uma nota para outra.
No braço do violão um Tom é sair da casa 1 para a casa 3 na mesma corda, ou seja, sempre vou pular uma casa. Contudo, um semiton é sair da casa 1 para casa 2. Tudo certo até aqui?
No campo Harmônico de Ré temos as seguintes notas prontas já calculadas, sendo Ré Mi Fa# Sol Lá Si Do# e Ré. Sendo assim, quando aplicamos as distâncias (Ts) percebemos que os cáculos caem encima de notas com sustenidos.
Treine escrevendo o Campo harmônico maior
Faça o exercício montando uma escala cromática começando da nota Ré e termina nela mesma ( Ré ré# Mi Fá fa# Sol Sol# Lá la# Si Do do# Ré…) Todavia, faça o mesmo em outras tonalidades.
O primeiro Tom (T) :
Nota Ré para o MI, temos um tom de distância.
O segundo Tom (T) :
Nota Mi para o Fá# também temos um tom de distância. Mas Por quê não é o Fá natural?
– porque de Mi para o Fá natural é um semitom (s) e na regra se inicia com 2 Tons primeiro (TTsTTTs).
O primeiro semitom (s) :
Continuando na regra, do Fá# para o Sol natural se encaixa no semitom da sequência de distâncias.
O terceiro Tom (T) :
Nota Sol para o Lá e, distância de um tom.
O quarto Tom (T) :
Nota Lá para o Si, distância de um tom.
o quinto Tom (T) :
Do Si para o Do#, temos a disTância de um tom. Outro exemplo onde entra um sutenido. Portanto, não pode ser o Do natural devido a regra pedir um tom e não semiton. Então, consequentemente temos o Do# respeitando o cálculo.
Segundo semitom (s) e última distância dos calculos :
Nota Do# para o Ré, distância de um semitom.
Com esse raciocínio fica fácil entender o porquê dos sutenidos ou bemóis, dependendo da escala. Contudo, escrever é uma ótima forma para memorizar as regras básicas.
Aprenda os acordes do C.H por aqui:
>> Conheça nosso material completo sobre Campo Harmônico <<
veja mais conteúdos através de nosso links:
1 – Campo harmônico de Do maior
Redes sociais:
Telegram / dicas e notificações
Instagram / dicas e muito mais
Conheça nossa apostila completa sobre Campo Harmônico
Guia completo para dominar o campo harmônico
Comece montando seu repertório com os:
640 hinos da Harpa cristã Cifrada
bons estudos !!