Campo Harmônico Maior – Regra que Vale Ouro!!

Seja muito bem vindo(a) a mais um conteúdo, onde você vai conhecer o Campo harmônico maior e a regra que vale ouro (rs). Então te convido a mergulhar em uma informação impotantíssima com uma linguagem leve e objetiva.

Para um bom entendimento releia mais vezes. No final da leitura deixarei os links dos Campos Harmônicos em tablatura para estudar os acordes.

Campo harmônico maior e sua regra que vale ouro

O segredo para estudar campo harmônico é conhecer suas regras. Porque irá construir toda sua estrutura. Contudo, temos campo harmônico maior e menor, pois aqui falaremos da Maior ok?

O que é um campo Harmônico?

Um campo harmônico é composto por notas musicais que, quando tocadas juntas, criam harmonia. Estas notas formam acordes ou padrões que podem ser usados para criar melodias, acompanhar ou ajudar a guiar música.

Como formar ?

Tudo começa com uma escala (Do Ré Mi Fá Sol Lá Si). Logo após, vamos aplicar a Regra de ouro. Todo campo harmônico maior segue o mesmo esquema :

Como formar um Campo Harmonico maior

BAIXE A APOSTILA – GUIA PARA DOMINAR CAMPO HARMÔNICO

 Resumo do Campo harmônico e as Regras básicas

Observe que na imagem temos uma escala com sutenidos. Então, chamamos de escala cromática ou sistema temperado.

Comece escrevendo o campo harmônico por uma escala. Vou demostrar no exemplo de Ré:

Ré mi fá sol lá si do ré…

Observe que ainda não adicionei nada de acidentes (# ou b), e não temos acordes definidos. Portanto, escrevi somente a escala.

 Acordes maiores, menores e diminutos

A regra de ouro é saber que, os 1º, 4º e 5º graus serão sempre acordes maiores, os 2º, 3º e 6º graus acordes menores e por último os 7º graus que, sempre será um acorde diminuto. Mas não podemos esquecer que estamos falando de um campo harmônico maior, tudo bem ?

 Sustenidos e bemóis

Chegamos onde muitos alunos se perdem. Porque eles montam a escala (Ré mi fa sol la si do re) e se perdem daí para frente.

Vamos lá, pegue aquele modelo de tons e semitons (TTsTTTs), pois representam as distâncias de uma nota para outra.

No braço do violão um Tom é sair da casa 1 para a casa 3 na mesma corda, ou seja, sempre vou pular uma casa. Contudo, um semiton é sair da casa 1 para casa 2. Tudo certo até aqui?

No campo Harmônico de temos as seguintes notas prontas já calculadas, sendo Ré Mi Fa# Sol Lá Si Do# e Ré. Sendo assim, quando aplicamos as distâncias (Ts) percebemos que os cáculos caem encima de notas com sustenidos.

Treine escrevendo o Campo harmônico maior

Faça o exercício montando uma escala cromática começando da nota Ré e termina nela mesma ( Ré ré# Mi Fá fa# Sol Sol# Lá la# Si Do do# Ré…) Todavia, faça o mesmo em outras tonalidades.

O primeiro Tom (T) :

Nota para o MI, temos um tom de distância.

O segundo Tom (T) :

Nota Mi para o Fá# também temos um tom de distância. Mas Por quê não é o Fá natural?

– porque de Mi para o natural é um semitom (s) e na regra se inicia com 2 Tons primeiro (TTsTTTs).

O primeiro semitom (s) :

Continuando na regra, do  Fá# para o Sol natural se encaixa no semitom da sequência de distâncias.

O terceiro Tom (T) :

Nota Sol para oe, distância de um tom.

O quarto Tom (T) :

Nota para o Si,  distância de um tom.

o quinto Tom (T) :

Do Si para o Do#, temos a disTância de um tom. Outro exemplo onde entra um sutenido. Portanto, não pode ser o Do natural devido a regra pedir um tom e não semiton. Então, consequentemente temos o Do# respeitando o cálculo.

Segundo semitom (s) e última distância dos calculos :

Nota Do# para o , distância de um semitom.

Com esse raciocínio fica fácil entender o porquê dos sutenidos ou bemóis, dependendo da escala. Contudo, escrever é uma ótima forma para memorizar as regras básicas.

Aprenda os acordes do C.H por aqui:

Guia para dominar o campo harmônico

>> Conheça nosso material completo sobre Campo Harmônico <<

veja mais conteúdos através de nosso links:

1 – Campo harmônico de Do maior 

2 – Ré maior 

3 –  Mi maior 

4 –  Fá maior 

5 –  Sol maior

6 – Lá maior

7 – Si Maior

 

Redes sociais:

Youtube/Gustavo Júnio 

Telegram / dicas e notificações 

Instagram / dicas e muito mais

Conheça nossa apostila completa sobre Campo Harmônico

Guia completo para dominar o campo harmônico 

Comece montando seu repertório com os:

640 hinos da Harpa cristã Cifrada 

bons estudos !!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *