Noticeincorrectlyad-inserterinitDebugging in WordPress/home2/domina27/campoharmonicoparaviolao.com.br/wp-includes/functions.php6114

Noticeincorrectlyessential-addons-for-elementor-liteinitDebugging in WordPress/home2/domina27/campoharmonicoparaviolao.com.br/wp-includes/functions.php6114

NoticeincorrectlyjetpackinitDebugging in WordPress/home2/domina27/campoharmonicoparaviolao.com.br/wp-includes/functions.php6114

NoticeincorrectlyloginizerinitDebugging in WordPress/home2/domina27/campoharmonicoparaviolao.com.br/wp-includes/functions.php6114

Noticeincorrectlywordpress-seoinitDebugging in WordPress/home2/domina27/campoharmonicoparaviolao.com.br/wp-includes/functions.php6114

Noticeincorrectlyjetpack-protectinitDebugging in WordPress/home2/domina27/campoharmonicoparaviolao.com.br/wp-includes/functions.php6114
Campo Harmônico Maior - Regra que Vale Ouro!!

Campo Harmônico Maior – Regra que Vale Ouro!!

Seja muito bem vindo(a) a mais um conteúdo, onde você vai conhecer o Campo harmônico maior e a regra que vale ouro (rs). Então te convido a mergulhar em uma informação impotantíssima com uma linguagem leve e objetiva.

Para um bom entendimento releia mais vezes. No final da leitura deixarei os links dos Campos Harmônicos em tablatura para estudar os acordes.

Campo harmônico maior e sua regra que vale ouro

O segredo para estudar campo harmônico é conhecer suas regras. Porque irá construir toda sua estrutura. Contudo, temos campo harmônico maior e menor, pois aqui falaremos da Maior ok?

O que é um campo Harmônico?

Um campo harmônico é composto por notas musicais que, quando tocadas juntas, criam harmonia. Estas notas formam acordes ou padrões que podem ser usados para criar melodias, acompanhar ou ajudar a guiar música.

Como formar ?

Tudo começa com uma escala (Do Ré Mi Fá Sol Lá Si). Logo após, vamos aplicar a Regra de ouro. Todo campo harmônico maior segue o mesmo esquema :

Como formar um Campo Harmonico maior

BAIXE A APOSTILA – GUIA PARA DOMINAR CAMPO HARMÔNICO

 Resumo do Campo harmônico e as Regras básicas

Observe que na imagem temos uma escala com sutenidos. Então, chamamos de escala cromática ou sistema temperado.

Comece escrevendo o campo harmônico por uma escala. Vou demostrar no exemplo de Ré:

Ré mi fá sol lá si do ré…

Observe que ainda não adicionei nada de acidentes (# ou b), e não temos acordes definidos. Portanto, escrevi somente a escala.

 Acordes maiores, menores e diminutos

A regra de ouro é saber que, os 1º, 4º e 5º graus serão sempre acordes maiores, os 2º, 3º e 6º graus acordes menores e por último os 7º graus que, sempre será um acorde diminuto. Mas não podemos esquecer que estamos falando de um campo harmônico maior, tudo bem ?

 Sustenidos e bemóis

Chegamos onde muitos alunos se perdem. Porque eles montam a escala (Ré mi fa sol la si do re) e se perdem daí para frente.

Vamos lá, pegue aquele modelo de tons e semitons (TTsTTTs), pois representam as distâncias de uma nota para outra.

No braço do violão um Tom é sair da casa 1 para a casa 3 na mesma corda, ou seja, sempre vou pular uma casa. Contudo, um semiton é sair da casa 1 para casa 2. Tudo certo até aqui?

No campo Harmônico de temos as seguintes notas prontas já calculadas, sendo Ré Mi Fa# Sol Lá Si Do# e Ré. Sendo assim, quando aplicamos as distâncias (Ts) percebemos que os cáculos caem encima de notas com sustenidos.

Treine escrevendo o Campo harmônico maior

Faça o exercício montando uma escala cromática começando da nota Ré e termina nela mesma ( Ré ré# Mi Fá fa# Sol Sol# Lá la# Si Do do# Ré…) Todavia, faça o mesmo em outras tonalidades.

O primeiro Tom (T) :

Nota para o MI, temos um tom de distância.

O segundo Tom (T) :

Nota Mi para o Fá# também temos um tom de distância. Mas Por quê não é o Fá natural?

– porque de Mi para o natural é um semitom (s) e na regra se inicia com 2 Tons primeiro (TTsTTTs).

O primeiro semitom (s) :

Continuando na regra, do  Fá# para o Sol natural se encaixa no semitom da sequência de distâncias.

O terceiro Tom (T) :

Nota Sol para oe, distância de um tom.

O quarto Tom (T) :

Nota para o Si,  distância de um tom.

o quinto Tom (T) :

Do Si para o Do#, temos a disTância de um tom. Outro exemplo onde entra um sutenido. Portanto, não pode ser o Do natural devido a regra pedir um tom e não semiton. Então, consequentemente temos o Do# respeitando o cálculo.

Segundo semitom (s) e última distância dos calculos :

Nota Do# para o , distância de um semitom.

Com esse raciocínio fica fácil entender o porquê dos sutenidos ou bemóis, dependendo da escala. Contudo, escrever é uma ótima forma para memorizar as regras básicas.

Aprenda os acordes do C.H por aqui:

Guia para dominar o campo harmônico

>> Conheça nosso material completo sobre Campo Harmônico <<

veja mais conteúdos através de nosso links:

1 – Campo harmônico de Do maior 

2 – Ré maior 

3 –  Mi maior 

4 –  Fá maior 

5 –  Sol maior

6 – Lá maior

7 – Si Maior

 

Redes sociais:

Youtube/Gustavo Júnio 

Telegram / dicas e notificações 

Instagram / dicas e muito mais

Conheça nossa apostila completa sobre Campo Harmônico

Guia completo para dominar o campo harmônico 

Comece montando seu repertório com os:

640 hinos da Harpa cristã Cifrada 

bons estudos !!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

: Function _load_textdomain_just_in_time was called . Translation loading for the domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the action or later. Please see for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in on line : Function _load_textdomain_just_in_time was called . Translation loading for the domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the action or later. Please see for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in on line : Function _load_textdomain_just_in_time was called . Translation loading for the domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the action or later. Please see for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in on line : Function _load_textdomain_just_in_time was called . Translation loading for the domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the action or later. Please see for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in on line : Function _load_textdomain_just_in_time was called . Translation loading for the domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the action or later. Please see for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in on line : Function _load_textdomain_just_in_time was called . Translation loading for the domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the action or later. Please see for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in on line